O Home Office, veio pra ficar.

O trabalho a partir do Home Office (Escritório em Casa) já é realidade no Brasil a muitos anos, sendo utilizado por profissionais de diversas áreas, como artistas, designer gráficos, autores e escritores, assistentes virtuais, profissionais da área de Tecnologia da Informação… enfim o trabalho remoto ou teletrabalho, não é recente, no entanto com a situação atual que vivenciamos, de pandemia provocada pelo Novo Corona Vírus, que causa a doença denominada COVID-19, tornou-se a melhor auternativas às empresas e seus colaboradores para manter suas atividades.

O trabalho realizado em Home Office, parcial ou integral, passou a ser adotado por um número maior de empresas e colaboradores, que com a permanencia da situação pandêmica já começam a analisar também a possbilidade de manter de forma permanente, pelo menos parte de seu efetivo, ou parte da jornada nesta modalidade de trabalho, diante dos vários benefícios apresentados.

O Banco do Brasil, que antes da pandemia já possuia em atividade um piloto com um quadro de funcionários em teletrabalho, conseguiu rapidamente estender o que antes era piloto para toda a organização. Colocando em Home Office os funcionários declarados do grupo de risco da COVID-19 ou que coabitam com pessoas deste grupo, como estratégia para evitar que grande parte de seu quadro de funcionários adoececem e precarizasse o atendimento duarante e após o pico da pandemia. Claro que diante da forte concorrência dos bancos que se titulam “cem porcento digitais’, o trabalho remoto tende a ganha força também no BB, para atendimento de demandas de determinados ninchos de clientes.

Também fui levado a trabalhar em home office e montei minha estrutura em um quartinho em casa, com notebook, telefone, internet e mobiliário de onde nos últimos quatro meses realizei minhas atividades até o último dia 27 de julho, quando então retornei ao ambiente da empresa.

De certo que um clima de normalidade vai retornando e com isto algumas empresas, que investiram no teletrabalho como solução emergencial, aos poucos vão reduzindo o número de colaboradores nesta modalidade, retornando ao trabalho presencial, mas também é certo que muitos profissionais e empresas experimentaram pela primeira vez o teletrabalho e já incluiram a modalidade como uma possibilidade viável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s